sábado, 28 de fevereiro de 2009

Quando o assunto é inteligência...


Richard Lynn, professor emérito e chefe do Departamento de Psicologia da Universidade do Ulster, disse: “Os mais inteligentes são mais propensos a questionar dogmas religiosos. Em geral, o nível de educação também é maior entre as pessoas de Q.I. maior. Se a pessoa é mais educada, ela tem acesso a teorias alternativas de criação do mundo. Por isso, entendo que um Q.I. alto levará à falta de religiosidade”.

Salomão, o homem mais sábio da face da terra (“dou-te um coração mais sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá” 1Reis 3.12), disse: Se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor. Provérbios 2.3, 4 e 5

“O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” Provérbios 1.7

Infelizmente, os cristãos falham quando o assunto é inteligência.

1) Qual a falha?

2) Como buscar a sabedoria verdadeiramente?

3) Como buscar a inteligência verdadeiramente?

4) O que fazer para não ser um cristão bitolado e ser exceção nos dados apresentados por Richard Lynn?

Certo cristão disse uma vez que deixar de votar no candidato que havia escolhido porque o seu pastor pediu para que votasse em outro determinado partido. Este cristão acrescentou dizendo ser um servo muito obediente.

“O Senhor com sabedoria fundou a terra, com inteligência estabeleceu os céus.” Provérbios 3.19

Deus os abençoe!

2 comentários:

Lissa disse...

Vamos ser crentes inteligentes! :D
Abraços para todos!

Anderson disse...

Ah! eu acho que o Cristão tem tudo pra ser o cara mais inteligente, isso porque ele já conhece a verdade que é Jesus, o que acontece que os cristãos costumam acreditar que o Espiritual é fora do Físico, o que não é verdade, a verdade é que o espiritual abrange o físico... mas sei lá, eu acredito que é assim tb pela vontade de Deus, pois Deus escolhe as coisas loucas para confundir as sábias(1 Cor1:27), ele resiste ao prepotende e rejeita o soberbo (1Pedro5:5), de modo tal que se quiser sermos amigos do mundo constituimo-nos inimigos de Deus (Tiago4:4)...
Sinceramente eu estou certo de que todo aquele que quiser conhecer a verdade e não uma realidade distorcida pela sua vontade encontra Jesus (e nós devemos ajudar a esses de uma forma especial Atos 8:26 ao 30), os outros, bem, são como esse professor (e isto independe espiritualmente se ele sabe muito ou pouco).